domingo, 11 de dezembro de 2022

Organiza o Natal

fotografia: teca via celular
Alguém observou que cada vez mais o ano se compõe de 10 meses; imperfeitamente embora, o resto é Natal. É possível que, com o tempo, essa divisão se inverta: 10 meses de Natal e 2 meses de ano vulgarmente dito. E não parece absurdo imaginar que, pelo desenvolvimento da linha, e pela melhoria do homem, o ano inteiro se converta em Natal, abolindo-se a era civil, com suas obrigações enfadonhas ou malignas. Será bom.
Então nos amaremos e nos desejaremos felicidades ininterruptamente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente, de cortina de ferro à cortina de nylon — sem cortinas. Governo e oposição, neutros, super e subdesenvolvidos, marcianos, bichos, plantas entrarão em regime de fraternidade. Os objetos se impregnarão de espírito natalino, e veremos o desenho animado, reino da crueldade, transposto para o reino do amor: a máquina de lavar roupa abraçada ao flamboyant, núpcias da flauta e do ovo, a betoneira com o sagui ou com o vestido de baile. E o suprarrealismo, justificado espiritualmente, será uma chave para o mundo.

Completado o ciclo histórico, os bens serão repartidos por si mesmos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma. Não haverá mais cartas de cobrança, de descompostura nem de suicídio. A crítica de arte se dissolverá jovialmente, a menos que prefira tomar a forma de um sininho cristalino, a badalar sem erudição nem pretensão, celebrando o Advento.

A poesia escrita se identificará com o perfume das moitas antes do amanhecer, despojando-se do uso do som. Para que livros? perguntará um anjo e, sorrindo, mostrará a terra impressa com as tintas do sol e das galáxias, aberta à maneira de um livro.

Com economia para os povos desaparecerão suavemente classes armadas e semi-armadas, repartições arrecadadoras, polícia e fiscais de toda espécie. Uma palavra será descoberta no dicionário: paz.

O trabalho deixará de ser imposição para constituir o sentido natural da vida, sob a jurisdição desses incansáveis trabalhadores, que são os lírios do campo. Salário de cada um: a alegria que tiver merecido. Nem juntas de conciliação nem tribunais de justiça, pois tudo estará conciliado na ordem do amor.

Todo mundo se rirá do dinheiro e das arcas que o guardavam, e que passarão a depósito de doces, para visitas. Haverá dois jardins para cada habitante, um exterior, outro interior, comunicando-se por um atalho invisível.

A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã.

O mundo será administrado exclusivamente pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

E será Natal para sempre.

Carlos Drummond de Andrade

Imagem: internet

Ah! Seria ótimo se os sonhos do poeta Drummond se transformassem em realidade...

Um beijo carinhoso para todos que me acompanham... feliz natal e imenso 2023!

Saúde, amor e paz! 




32 comentários:

  1. Hola querida amiga Teca,como siempre un tema muy bonito y acompañado con lindas melodias Navideñas.Feliz Navidad querida amiga .Besos con cariño.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal, amigo Antonio, com saúde e paz para todos nós!
      Um beijo

      Excluir
  2. No quiero ni pensar que siempre fuese Navidad.Casualmente tengo el cactus de la primera foto
    Feliz Navidad para ti también.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pela festa em si, mas pelo espírito de amor, harmonia e luz que o dia representa, seria bom o ano inteiro ser natal! ;)
      Um beijo

      Excluir
  3. Hermosa utopía, así deberia ser...amor, fraternidad siempre dispuestos a ser justos y no dar hueco a la explotación de otros
    Ha sido un lujo leerte, Feliz Navidad amiga
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria fantástico, verdade?
      Feliz Natal, stella, e um 2023 repleto de realizações.
      Um beijo

      Excluir
  4. Por estes lados temos uma música bastante conhecida, de um autor de destaque que já partiu, que nos lembra que haverá Natal, sempre que um homem quiser...
    Que o Natal permaneça sempre, todo o ano, nos nossos corações, e não apenas no calendário, nos brilhos ou nas trocas comerciais...
    Adorei a sua publicação, Teca! Saber redescobrir a essência do Natal, é preciso, num mundo cada vez mais imprevisível a tantos níveis... em que a solidariedade e a empatia serão a chave principal, para soluções se acharem...
    Um beijinho, Teca! Desde já os meus votos de um muito feliz Natal, e um 2023, pleno de sonhos, boas concretizações e saúde... mas... ainda conto passar por aqui de novo... para melhor formalizar os desejos da quadra...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O natal está dentro da gente e não nas festas incrementadas. Natal é o dia do nascimento de Jesus... o aniversariante é ele! Que o espírito de amor, harmonia e bem prevaleça sobre os de aquisição de presentes e comilanças desnecessárias...
      Um beijo, querida Ana

      Excluir
  5. Sería bueno que fuese así Teca y esos sueños de Drummond se convirtieran en realidad y reinase siempre la armonía, pero el mundo se rige por los suyos y así nos va.
    Buena Navidad y 2023 también para tí y para los que te acompàñan por aquí.
    Abrazos desde este lado del charco 🤗〰〰💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar da utopia apresentada nos versos de Drummond, sonhar é grátis, amiga Laura!
      Saúde e paz para você e família!
      Um beijo

      Excluir
  6. En fin, qué sería de unas Navidades sin el "cuñao" tan sabio y resolutivo en la vida y que tanto nos enseña durante las cenas familiares. Qué sería de las discusiones esporádicas entre la gente, de la que luego viene una emotiva reconciliación. De las cenas de empresa con tanta hipocresía y de la que posteriormente, uno tanto se avergüenza por haberse pasado de frenada.

    Bueno, después de todo, deseo que tus Navidades, como el resto de los días, sean tan especiales como tú y tus siempre acertadas publicaciones.
    Besos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Javier! Sejamos sempre amorosos e agradecidos!
      Feliz Natal para você e os seus.
      Um beijo

      Excluir
  7. He pasado un gran momento mientras leia esta narración, o cuento...o utopía como queramos llamarlo
    Me ha gustado muchisimo...
    Al mismo tiempo te dejo mis mejores deseos para que veas cumplido todos tus logros y sueños
    FELIZ NAVIDAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que todos nós tenhamos tempo e oportunidades de cumprir desejos e sonhos possíveis!
      Feliz Natal, stella!
      Um beijo

      Excluir
  8. Versos utopicos pero muy bonitos y reflexivos, te deseo a ti y a los tuyos unas felices navidades llenas de salud y felicidad.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amigo! Desejo i mesmo para você e os seus!
      Um beijo

      Excluir
  9. En el núcleo de los corazones, entre otros buenos sentimientos, siempre estará la NAVIDAD. Feliz Navidad Teca

    ResponderExcluir
  10. "Na noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que Ele tenha compaixão. Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e, como os anjos, rendamos graças ao nosso Deus."

    Querida amiga Teté, boa tarde de antevéspera de Natal!
    Feliz e abençoado Natal para você e sua família!
    Beijinhos fraternos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Natal, Roselia!
      Muito obrigada por seu carinho e presteza.
      Um beijo

      Excluir
    2. Querida amiga Teté, Feliz 2023!

      Que o novo ano comece abençoado por Deus e que nossos passos e decisões sejam protegidos por Ele!

      Na esperança de um ano melhor, seja feliz, mas muito feliz e abençoada!
      😘🕊️💙💐🙏🥂🍾

      Excluir
    3. Que assim seja!
      Um ótimo ano novo para você e os seus!
      Um beijo

      Excluir
  11. fascinante humor ante la vida de la gente

    ResponderExcluir
  12. Buena reflexión, me ha gustado mucho leerte. Teté te deseo unas felices fiestas y un inmejorable Año Nuevo, que sigamos disfrutando de este hermoso planeta lleno de vida. Besos y abrazos desde el norte de España.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por passar e desejar bons fluidos, Germán!
      Feliz 2023 com saúde, amor e paz.
      Um beijo

      Excluir
  13. Deseo Teté para ti y familia una muy feliz salida de año y que el nuevo os abrace con amor y paz
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, stella! Desejo o dobro para você e família!
      Um beijo

      Excluir
  14. Feliz 2023, Teca, com saúde e paz, pleno de bons momentos, recheado de sorrisos e boas concretizações! E que seja bem menos turbulento para o mundo, e devolva o bom senso, aos lideres que decidem sobre a guerra e sobre a paz...
    Tudo de bom! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos desejos, Ana! Que 2023 seja de saúde e paz para todos nós!
      Um beijo

      Excluir