sábado, 18 de setembro de 2010

Este é o prólogo


foto: O livro de poemas - António Manuel Pinto da Silva


Deixaria neste livro toda a minha alma. 
Este livro que viu as paisagens comigo 
e viveu horas santas. Que pena dos livros 
que nos enchem as mãos de rosas e de estrelas 
e lentamente passam! 
Que tristeza tão funda é olhar os retábulos 
de dores e de penas que um coração levanta! 
Ver passar os espectros de vida que se apagam, 
ver o homem desnudo em Pégaso sem asas, 
ver a vida e a morte, a síntese do mundo, 
que em espaços profundos se olham e se abraçam. 
Um livro de poesias é o outono morto: 
os versos são as folhas negras em terras brancas, 
e a voz que os lê é o sopro do vento que lhes incute nos peitos 
- entranháveis distâncias. 

O poeta é uma árvore com frutos de tristeza 
e com folhas murchas de chorar o que ama. 
O poeta é o médium da Natureza 
que explica sua grandeza por meio de palavras. 
O poeta compreende todo o incompreensível 
e as coisas que se odeiam, ele, amigas as chamas. 
Sabe que as veredas são todas impossíveis, 
e por isso de noite vai por elas com calma. 
Nos livros de versos, entre rosas de sangue, 
vão passando as tristes e eternas caravanas 
que fizeram ao poeta quando chora nas tardes, 
rodeado e cingido por seus próprios fantasmas. 
Poesia é amargura, mel celeste que emana 
de um favo invisível que as almas fabricam. 
Poesia é o impossível feito possível. 

Harpa que tem em vez de cordas 
corações e chamas. 
Poesia é a vida que cruzamos com ânsia, 
esperando o que leva sem rumo a nossa barca. 
Livros doces de versos sãos os astros que passam 
pelo silêncio mudo para o reino do Nada, 
escrevendo no céu suas estrofes de prata. 
Oh ! que penas tão fundas e nunca remediadas, 
as vozes dolorosas que os poetas cantam ! 
Deixaria neste livro 
toda a minha alma... 

Garcia Lorca 


17 comentários:

  1. La poesia es la vida que se cruzo con anhelo.. me quedo con esta frase de este bello poema, un abrazo amiga Teca

    ResponderExcluir
  2. Has elegido un grandísimo poema de García Lorca. Y de todo, me quedo ahora mismo con una estrofa "El poeta es el médium de la naturaleza / que explica su grandeza por medio de palabras" (cómo me gusta ésto)

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Paco, gosto dessa "O poeta compreende todo o incompreensível".
    Beijos, meu amigo! Um grande abraço!

    Roberto, se eu fosse poeta, deixaria neste blog
    toda a minha alma...
    Beijos ternos.

    ResponderExcluir
  4. Caramba querida amiga me he llevado una sorpresa ver mi foto en tu blog me alegro mucho que haya sido de tu agrado, un fuerte abrazo de Jose para ti Teca.

    ResponderExcluir
  5. I like very mutch "Master" Garcia Lorca,certainly his poems,and drawings!!
    About the Gipsy culture.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  6. Some words and sentiments .. cannot be translated..
    But they can be felt.
    Thank you for your visits Teca.
    Costas

    ResponderExcluir
  7. Ay mi poeta de Fuente Baqueros... ese que murió con un tiro cobarde en la guerra. El poeta hermano del mundo...

    me has matado dejándonos uno de sus poemas


    Saludos y un abrazo.

    ResponderExcluir
  8. seva, eu realmente fiquei encantada com essa sua foto! Obrigada por me permitir usá-la...
    Um forte e carinhoso abraço.

    Willy., thank you for visiting.
    Kisses with love.

    Costas, thank you for coming to "see" me
    A big hug.

    Antonio, sim, ele foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola devido ao seus alinhamentos políticos com a República Espanhola e por ser abertamente homossexual.
    Beijos, querido amigo.

    ResponderExcluir
  9. It is beautiful Teca...i love this words in english..The poet is a tree with fruit of sorrow
    and with withered leaves to mourn what you love.
    The poet is the medium of Nature
    explaining his greatness in words.
    The poet understands the whole incomprehensible
    and things you hate, him, friends flames.
    Know that all paths are impossible
    and so the night goes by them calmly.

    Thank you for give this to me Teca.Kisses

    ResponderExcluir
  10. Anita, thanks for your always loving words. You encourage me, you gladden my soul!
    Thank you for coming here ...
    Kisses and a warm hug!

    ResponderExcluir
  11. yes teca..beautiful woman..I could live in your blog and dream away in you beautiul poems!!Thanx for visiting me!!Kisses !!

    ResponderExcluir
  12. Anita, come whenever as possible!
    Best wishes!

    ResponderExcluir
  13. a poet
    always
    spell his
    words
    with dense..

    he never
    loves the words..
    me certain -
    as he always tries
    to live with the flow..
    the flow of the heart -
    as feelings..

    the poems are just
    the glimpse of an iceberg..

    love this..

    ResponderExcluir
  14. arvind, it's very sweet what you sad... thank you!
    Kisses.

    ResponderExcluir